A unicidade da DouroAnsiães

José Santos, CEO da empresa, antevê um futuro risonho para a marca tendo em conta o bom trabalho que tem sido desenvolvido.

Apresente a empresa e revele os seus princípios.
A DouroAnsiães localiza-se em Carrazeda de Ansiães, desde 2013.
Dedica-se a escoar a produção dos viticultores do concelho, produz vinhos que fazem jus à reconhecida e elevada qualidade da matéria-prima desta sub-região, suprimindo assim a lacuna existente no que diz respeito a unidades de grande produção nesta região.
Configurando-se como um projeto ambicioso e moderno, apetrechado com todas as tecnologias necessárias e respeitador das gentes e tradições, este investimento idealizado e liderado por mim, José Rogério Assunção Pinto dos Santos, vulgo Eng. Zito Santos, representa para além do seu objetivo comercial, uma mais-valia social, não fosse o conhecimento, respeito e facilidades logísticas, que este empreendedor proporciona a esta aglomeração, tendencialmente envelhecida mas persistente, de viticultores.

Quais as experiências que esperam passar aos consumidores clientes quando bebem um vinho da DouroAnsiães?
Os nossos produtos pretendem transmitir a qualidade que um “vinho do douro” deve ter. Trabalhamos neste momento com três marcas próprias, que se caracterizam por apresentarem vinhos de particularidades distintas nomeadamente:
“ZS” (iniciais de Zito Santos) é a marca que representa o cunho pessoal do enólogo responsável da DouroAnsiães. Apenas é produzido em anos de excecional qualidade, e se os mesmos corresponderem às expectativas criadas em torno do comportamento da vinha face às condições climatéricas e, mais tarde, com o desenrolar do processo produtivo na adega. Pretende refletir vinhos do ano, com características muito vincadas do primeiro ao último golo.
“VINHAS DO TUA” ambiciona ser uma marca ímpar e que reflete a capacidade da DouroAnsiães em garantir vinhos DOC DOURO de grande qualidade e que demonstrem todas as particularidades e singularidades do “blend” da região de onde provém as uvas, representada pelos concelhos de Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor (Vale do Tua – grande maioria -, Vale da Ribalonga e Vale da Vilariça,). “PENSAMENTO” pretende refletir vinhos que se querem fáceis de beber e de perceber. Procura um padrão constante e que seja aceite pelos mais velhos e mais novos, ao invés de vinhos demasiados encorpados, estruturados e complexos.
“VINHAS DO TUA MOSCATEL DOURO” o nosso vinho licoroso produzido única e exclusivamente com uvas de Moscatel do Douro.

E relativamente aos clientes?
O mercado nacional é o principal absorvente da totalidade da produção da Douro Ansiães. A exportação ainda não é o nosso principal foco, apesar de se encontrar em estudo.

Na jornada que vai desde as vindimas ao produto final, o que é mais desafiante para ter um produto de qualidade e manter os clientes fiéis e satisfeitos?
O desenvolvimento de um produto único todos os anos é o grande desafio. Aliás, todas as vindimas são diferentes, o que permite ter condições de apresentar vinhos com características diferenciadas todos os anos. Logicamente que há anos em que, e face as suas características, permite-nos dizer que podemos ter vinhos de melhor qualidade pois a evolução da maturação da matéria-prima assim o permite. Mas o desafio é, sem dúvida, criar vinhos todos os anos de elevada qualidade e únicos.
Que palavras lhe merece a distinção “Top 5% Melhores PME de Portugal”?
Não posso dizer que não estou orgulhoso, mas mais do que um prémio acredito que é um aumento da responsabilidade. Fruto do trabalho de todos, posso dizer que a empresa tem tido resultados muito animadores e que devemos estar satisfeitos com isso. Ainda assim, é importante continuar a trabalhar em conjunto em prol do futuro.

Para o futuro, quais os objetivos?
A DouroAnsiães é atualmente uma empresa que, face a um crescimento muito rápido, está agora na fase de maturidade e deve criar condições para estabelecer uma estrutura orgânica que apoie nas suas operações e nos desafios que o atual mercado globalizado e o próprio setor apresentam, de forma a criar condições de responder de forma efetiva a todas as solicitações que se apresentem. As bases estão lançadas e acredito que o futuro será muito interessante.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on