Anturio Systems: conquistar o mundo em equipa

O sucesso das empresas é o reflexo das pessoas que a constituem, algo muito presente na filosofia da Anturio. Com uma posição sólida no mercado, para 2022 a empresa criou uma nova área de negócio designada Anturio Systems, com foco na internacionalização, a qual vai auxiliar as empresas do midmarket na transformação digital. Duarte Miguel Freitas, CEO da Anturio Systems, realçou que o objetivo é crescer 100 por cento em três anos.

Tem o nome de uma das flores mais conhecidas na Madeira e foi precisamente nesta pérola do atlântico onde nasceu a Anturio, criada por Duarte Miguel Freitas, em 2009.  O negócio foi florescendo e esta empresa tecnológica é hoje cada vez mais conhecida no mercado nacional e internacional.

A Anturio é especializada em Tecnologias de Informação, e presta serviços nas áreas de Consultoria, Desenvolvimento e Implementação de Software de Gestão. Empresa 100 por cento nacional, tem como principais atividades a instalação e implementação ERP, desenvolvimento de software próprio e integrações com plataformas web e mobile. O desenvolvimento de software é feito de forma personalizada, explica o CEO da Anturio, Duarte Miguel Freitas: “focamos nos processos das empresas para otimizar resultados, a tecnologia surge como meio para facilitar e acelerar os processos e negócio. É uma ferramenta facilitadora, não vendemos software, fazemos a transformação digital, com o acesso à tecnologia que temos e produzimos”.

Apesar do seu sucessivo sucesso, 2021 foi um ano de particular alavancagem para a Anturio. Em fevereiro conheceu o seu melhor mês de sempre em termos de volume de negócios e faturação, apesar do confinamento. Para além disso, foi reconhecida com o estatuto PHC Prime Partner’21 pela sua capacidade de implementação de software de negócio a nível nacional e internacional. Esta distinção foi criada para distinguir os parceiros PHC que mais contribuem para o desenvolvimento do negócio.

Equipa Anturio na festa de Natal

Para alcançar o repetido sucesso, a empresa tem-se diferenciando na forma como personalizam e adaptam o software às necessidades de cada negócio. Como base no desenvolvimento estão as áreas “de gestão, de contabilidade e tesouraria”, para além disso “depois conseguimos trabalhar outras áreas com soluções mais especializadas, mediante cada setor e necessidades de cada cliente”.

No entanto, no caminho de progressão da empresa, a Anturio lançou uma nova área de negócio, com o objetivo de firmar a sua internacionalização. Chama-se Anturio Systems e é uma área especializada em consultoria e transformação digital em quatro setores de atividade: Construção, Produção, Distribuição e TI. Esta nova unidade vai auxiliar as empresas do midmarket na transformação digital através dos processos de negócio, com profissionais especializados e conhecedores de cada uma das áreas. O objetivo é ambicioso e passa por representar 50 por cento da faturação global da Anturio em três anos.

Festa de Natal Anturio

Esta nova unidade de negócio funcionará com outro tipo de consultores, especializados nos processos destes setores, com um budget e estratégia independentes a nível de marketing. Terá casos de estudo, soluções fechadas e conteúdo dedicado. O foco estará essencialmente no cliente e na melhoria de todos os seus processos. Duarte Miguel Freitas explica que para isso é essencial focar-se em cada área de negócio e especializar-se: “Queremos ter soluções fechadas, desenvolvidas para cada área. É mais fácil trabalharmos o cenário internacional se tivermos especializados e muito focados, não podemos abordar o mercado se não for através de uma aposta com o conhecimento total de cada área. Não chega desenvolvermos softwares, temos de ter pessoas que percebam destas quatro áreas, que falem a mesma linguagem e percebam os problemas de cada setor. É dessa forma que queremos passar da área de software para a consultoria setorial, que é um setor onde poderemos fazer a diferença”.

Entre as várias especificações de cada negócio, a Anturio Systems desenvolve aquilo que o CEO chama de uma “sede digital”, ou seja, “um portal que reúne os colaboradores, clientes e fornecedores, e onde podem interagir e executar tarefas”. Esta é apenas uma das mais valias da Anturio Systems.

Sendo esta a aposta para o próximo ano, a estratégia passará por abordar o mercado de forma faseada, começando pela construção, depois seguindo para a distribuição e mais tarde para a produção e TI. Duarte Miguel Freitas refere que, desta forma, “é possível focar os esforços em cada uma das áreas”, de forma a obter o máximo de retorno do investimento.

Equipa Anturio

Equipa unida, sucesso garantido

Na Anturio acredita-se no impacto de uma cultura organizacional forte e coesa, que reconhece o capital humano e o conhecimento como essenciais, com implicações diretas na capacidade de inovar e de antecipar o futuro. Os recursos humanos são, por isso, a base da estrutura organizacional da empresa e estão intimamente ligados ao bom desempenho alcançado ano após ano. Por acreditar que uma empresa que se preocupa com os seus talentos é capaz de os manter mais entusiasmados, envolvidos e motivados, a Anturio cria várias iniciativas de forma a unir e valorizar a sua equipa, seja através da utilização de ferramentas web otimizadas para trabalho remoto, incluindo uma rede social interna, ou através da promoção da felicidade na empresa. Apesar dos colaboradores trabalharem de forma remota, para Duarte Miguel Freitas, não existem dúvidas: “Somos uma família” – uma família onde se partilham os valores de excelência, paixão, união, ousadia e transparência. “É bom trabalhar na Anturio”, esta é a frase que os colaboradores partilham, em vários testemunhos partilhados nas plataformas digitais da empresa.

As iniciativas realizadas para se fazer prevalecer o espírito de equipa são variadas, desde convívios a prémios de reconhecimento, brindados com algum humor. É por isto e por muito mais que a Anturio é uma das empresas candidatas ao prémio internacional “Great Place to Work”. Para Duarte Miguel Freitas, este é o principal pilar do sucesso da empresa: a sua equipa.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on