Beyond SGPS: a garantia de uma gestão rigorosa

João Vicente, Diretor Financeiro e Projetos na Beyond SGPS

A Beyond Sgps, tal como faz referência João Vicente em entrevista, tem como missão maximizar o rendimento dos ativos sob gestão, diminuindo a perda de valor para os seus acionistas e stakeholders.

A Beyond SGPS foi criada em 2007, com que objetivos? Em que consistem os vossos serviços?

A Beyond SGPS, Sa (Beyond Group) é um pequeno grupo familiar e foi criada para gerir um conjunto de participações sociais detidas pela família Neves.

Tem como CEO do grupo Albino Neves e administradores executivos Ricardo Neves e Francisco Neves.

Em termos operacionais opera nas seguintes áreas:

  • Consultoria financeira e fiscal – comparticipada Albineves, Lda com a marca Beyond Advisors Portugal;
  • No comércio nacional e internacional com participada Albineves, Lda com a marca Beyond Logistics Portugal;
  • Na indústria, concretamente cerâmica decorativa e utilitária com a participada e marca Beyond Ceramics, Lda;
  • Nas TI com a participada Lusomerap Consulting, Lda;
  • Na gestão do património do grupo, propriedades de investimento, com a imobiliária Diamante, Lda com a marca Beyond Home.

Indiretamente (via seus acionistas) opera em mercados internacionais:

  • Em Angola (com empresas de direito Angolano):
  • No comércio por grosso e representação com Maxbel – Comércio e Representações, Lda com a marca Beyond Logistics Angola;
  • Na consultoria financeira e fiscal Beyond Advisors – Consultores, Lda com a marca Beyond Advisors Angola.
  • Nos Emirados Árabes Unidos
  • No comércio e procurement internacional com a Arfa International, Limited com a marca Beyond Logistics International.

Quais são os principais valores pelos quais a Beyond SGPS pauta e sempre pautou a sua atuação?

  • Resiliência;
  • Rigor;
  • Partilha;
  • Ética empresarial.

Foram eleitos pela Scoring como “top 5% melhores PME de Portugal”. Na sua opinião, a que se deve esta distinção? É um motivo de orgulho para a equipa da Beyond SGPS?
O plano estratégico do Grupo é definido pela gestão de topo. Cada área operacional tem o Key Man de direção. A gestão á transversal e as orientações do plano relativamente às equipas é no envolvimento e contribuição de todos para se atingirem as metas e objetivos preconizados. Como parte integrantes de uma distinção para organização é um fator de orgulho de todos e do reconhecimento do dever cumprido.

Quais são os objetivos que a Beyond SGPS espera cumprir nos próximos anos?

Durante todo o período de existência do Grupo já foram muitas as fases cíclicas desfavoráveis e favoráveis que o Grupo superou. A aposta foi sempre, de acordo com a sua dimensão, apostar na diversidade, inovação, diferenciação e qualidade de produto e serviço. Nunca como hoje esteve tão presente o aumentar de incertezas perante algumas das áreas de operação do Grupo. No entanto a base das suas operações espera, em termos de Grupo, algumas vantagens e desvantagens perante as incertezas atuais:

  • Manutenção:
  • As áreas operacionais da consultoria e do imobiliário.
  • Vantagens:
  • Aumento das operações com Angola. O orçamento Angolano de 2022 foi feito com uma base de 59,9 Usd. Hoje está a ser negociado a 109,0 Usd. Angola tem mais disponibilidades para injetar dinheiro na economia. Prevemos aumentar as nossas exportações da europa, via Beyond Logistics e dos Países Asiáticos, via Beyond Logistics International.
  • Desvantagens:
  • Aumentos dos combustíveis e outros custos de produção na operação industrial do Grupo e dificuldade de repercutir esses aumentos no produto final no imediato.

Investimentos/Desinvestimentos:

O Grupo desinvestiu por alienação em 2016 a sua participação numa média unidade industrial de cerâmica. Reinvestiu por aquisição em 2019 numa unidade cerâmica dirigida a nichos de mercado com produto e marca própria. Conclui um investimento de modernização dessa unidade em final de 2021. Admite ter que rever os pressupostos de recuperação e retorno deste investimento.

Ainda a nível de investimentos acompanha e estuda regularmente oportunidades a nível do imobiliário.

A nível organizacional o grupo desde 2019 apostou na desmaterialização documental. Estão previstos a continuidade dos investimentos a nível do digital.

Dispõe de ferramentas de gestão que permitem aos decisores ter em tempo real os resultados operacionais e financeiros das empresas e do grupo. Ferramentas de extrema importância na decisão de medidas preventivas e ou corretivas aplicar de acordo com as exigências.

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