Moreira & Moreira da Silva: Devoção à ciência, à saúde e ás pessoas

Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva

Isabel Moreira da Silva é uma profissional de mão cheia estando, neste momento, inserida em vários projetos em simultâneo. Em entrevista à Portugal em Destaque dá-nos a conhecer como é o seu dia a dia e expressa o seu sentimento de orgulho para com o facto de haver cada vez mais mulheres líderes nos respetivos setores de atividade.

Apesar do seu percurso académico se ter prendido essencialmente com a questão da saúde, o sonho de Isabel nunca foi exercer clínica, “o que eu sempre quis foi fazer algo diferente, fora da caixa”, começa por explicar. E é exatamente essa diferença que tem pautado o seu percurso profissional.

Moreira & Moreira da Silva: um projeto distinto

O doutoramento em Atividade Física e Saúde foi o ponto de partida para uma nova realidade na atividade profissional da Isabel. O carater inovador da sua proposta de abordagem à saúde no local de trabalho, fez com que fosse consultada por várias empresas, preocupadas com o bem-estar dos seus colaboradores, solicitando a sua intervenção no desenvolvimento de programas específicos ou na elaboração de planos de formação para as equipas internas. A crescente procura pelos seus serviços conduziu à necessidade de constituir uma equipa que, consigo e sob a sua supervisão, permitisse satisfazer o mercado. Assim surge, em 2019, a Moreira & Moreira da Silva, com uma equipa multidisciplinar, que tem como objetivo a promoção e a prevenção da saúde no local de trabalho. Engloba “várias dimensões da vida de cada pessoa e para cada um estar na sua melhor versão no sentido do melhor rendimento coletivo tem que haver uma abordagem clínica multidisciplinar, personalizada e exclusiva para aquele trabalhador”, explica. Prestam serviços em várias empresas, algumas de renome internacional, como é o caso da The Navigator Company que conta com mais de 3.000 trabalhadores e que se encontra “inserido no projeto da Missão Zero na dependência direta da função Corporativa de Segurança e Saúde e é claro que nós sentimos muito orgulho em fazer parte dele”, afirma.

Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva
Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva

No que à pandemia diz respeito, tem sido um verdadeiro desafio enfrentá-la. Várias empresas com quem a Moreira&Moreira da Silva trabalha adotaram o modelo do teletrabalho e, por isso, passaram a ser feitas formações online e webinars via zoom ou via teams com os colaboradores com vista à promoção da saúde. A CEO considera que, “foi nesta altura que as pessoas começaram a reconhecer mais o valor do que é ter uma equipa multidisciplinar ao seu dispor no contexto ocupacional”.

O papel enquanto docente e a colaboração com o CIM

“A minha verdadeira paixão começou por dar aulas”, salienta. Aliás, deixar de lecionar no ensino superior não é questão para Isabel já que considera “ser extremamente importante eu partilhar o meu conhecimento e o meu contributo com os jovens técnicos superiores de saúde seja na área da medicina física, seja na área da educação física e afins”. Além disso, Isabel foi igualmente convidada a fazer parte do Centro de Inovação Médica (CIM) onde desenvolveu um check up atleta ou, por outras palavras, um circuito de performance com o intuito de prevenir e diagnosticar precocemente lesões associadas à atividade física, seja num atleta amador ou profissional, seja uma pessoa comum que não pratique propriamente exercício, mas que quer melhorar a sua performance. Vários fatores estiveram na origem da aceitação deste convite. Primeiro porque Isabel vê esta vertente da clínica como uma “lufada de ar fresco”, sendo algo que ela nunca imaginou fazer, mas que sempre lhe esteve destinado dado que o tema do seu doutoramento incidiu sobre a atividade física e a saúde. O que a motivou também foi a sensibilização para a prática de atividade física seja no local de trabalho ou fora, adaptado a cada pessoa para maiores ganhos de saúde de uma forma mais fácil e simples.

Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva
Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva

Desta forma, Isabel conseguiu conciliar tudo o que gosta: “dar aulas, promover boas práticas e posturas a nível de atividade física e biopsicossocial nas empresas e, agora, numa parte mais focada na clínica e no atleta ou ao comum dos mortais que quer praticar atividade física”, refere.

Gestão minuciosa do tempo

Para uma pessoa que se dedica a tantas organizações ao mesmo tempo torna-se difícil gerir e saber distinguir aquilo que é a vida profissional da esfera pessoal. No entanto, com a ajuda de uma agenda que diz ser imprescindível no seu dia a dia, Isabel tem conseguido contornar esta situação.

Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva

“Eu faço questão de escrever “ginásio”, “jantar com o amigo x”, “jantar com a minha mãe” de forma a me organizar”, explicita. A CEO consegue fazer esta gestão tendo em conta que foi algo que se habituou a fazer desde cedo visto que sempre trabalhou longe de casa, é algo que já faz parte da sua rotina.

Ser mulher entre tantos homens

Ao longo da sua atividade, Isabel sempre teve o prazer de se cruzar com mulheres que admira e que são verdadeiros exemplos no que concerne ao empreendedorismo e à liderança como é o caso da “A Diretora Clínica da CIM e a Coordenadora Cooperativa da Higiene e Segurança da The Navigator Company”, destaca. No entanto, admite que é mais difícil o sexo feminino fazer-se ouvir e ser levado a sério, principalmente quando falamos de jovens.  

Isabel Moreira da Silva, CEO Moreira & Moreira da Silva

“O meu trabalho passa por ir para o meio da fábrica para mudar posturas e hábitos que as pessoas têm e não é fácil estarmos a intrometer-nos no trabalho das outras pessoas muito menos quando se trata de uma mulher relativamente a um homem e, ainda menos uma menina de 25 anos para um homem de 50”, refere.

Apesar destas situações difíceis de gerir terem acontecido principalmente no início da carreira, Isabel, juntamente com a sua equipa, conseguiu ultrapassa-las com distinção e, hoje em dia, afirma que “apesar de não ser com a velocidade que eu gostaria, as mulheres estão a conseguir ter um papel cada vez mais ativo nomeadamente no que respeita aos negócios”. E para aquelas que estão agora a entrar no mercado de trabalho e que aspiram fazer uma carreira de sucesso no mundo dos negócios, Isabel destaca três fatores chave: a resiliência, a paciência e a inovação. Esta última depende também do estudo e da investigação que foi algo que a professora sempre procurou fazer ao longo da sua profissão, por isso, hoje considera-se uma mulher com alguma experiência na área da saúde ocupacional e sente-se à vontade para falar com quem quer que seja sobre esta temática.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on