ESTM: uma escola próxima da sociedade

Sérgio Leadro, Diretor ESTM

Sérgio Leandro é o novo diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria e dá a conhecer, em entrevista, as suas perspetivas para o futuro deste estabelecimento de ensino.

Sérgio Leandro tomou posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no dia 26 de janeiro, numa cerimónia que contou com a presença de ilustres convidados como o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e o Presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa. Enquanto diretor ao leme desta instituição (ESTM) tem alguns objetivos delineados, tais como: fazer com que a escola seja cada vez mais reconhecida ao nível nacional e internacional, oferecer um ensino de qualidade que vá de encontro às expetativas dos estudantes e dos empregadores e continuar a aproximação à sociedade contribuindo, por um lado, para o sucesso da comunidade e, por outro, para o sucesso coletivo dos estudantes, docentes, técnicos e administrativos. 

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Instituto Politécnico de Leiria

Projetos em curso

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, uma das escolas do Politécnico de Leiria, está fortemente empenhada na concretização do projeto Smart Ocean que consiste na criação de um Parque de Ciências e Tecnologia do Mar, em Peniche. Sérgio Leandro explica que o Smart Ocean “vai criar condições para a captação de empresas e pretende apoiá-las numa fase inicial, olhando para os diferentes setores da economia do mar”. Referimo-nos aos setores tradicionais da transformação do pescado, mas também de formas alternativas à sua produção como a aquacultura, onde a captação tecnológica é maior. “Temos, por exemplo, a start-up SEAentia que produz corvina em circuito fechado, ou seja, a água é reutilizada, filtrada e tem as condições ideais para o crescimento dos peixes, aumentando a qualidade do produto final”, refere Sérgio Leandro, não esquecendo o Smart Ocean, a indústria do processamento do pescado que “pode beneficiar com novos processos e produtos desenvolvidos com base no conhecimento e na inovação gerados no Politécnico de Leiria ou através da ligação às startups”, reforça.

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A novidade: Mestrado em Economia Azul Circular

“O Politécnico de Leiria tem sido líder de processos de mudança ao nível da formação, mas também no que concerne ao olhar atento sob o território”, começa por afirmar o entrevistado.  E é perante esta contínua relação de proximidade entre a escola, o tecido económico e a sociedade que se aperceberam que fazia todo o sentido a criação deste mestrado no sentido de dar resposta aos desafios nacionais e europeus relativamente à economia do mar, às estratégias de desenvolvimento azul e à forma como a economia circular pode ter impacto quando falamos da questão do mar. Outro dos grandes objetivos passa por perceber como é que a economia azul pode ser o motor de desenvolvimento económico das zonas costeiras.

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Inovação pedagógica

Os contextos de ensino-aprendizagem estão a ser alterados à escala mundial. Hoje, o estudante está no centro da aprendizagem e isto faz com que seja necessário alterar o modo como as aulas são lecionadas e implica, igualmente, um maior investimento nas ferramentas para que os docentes possam acompanhar esta nova realidade. Ao invés de darem aulas expositivas, somente a expor a matéria teórica sobre um determinado tema, é importante criar problemas para que os alunos, com base nos conhecimentos adquiridos, possam desenvolver a solução, o que vai contribuir para estimular o seu pensamento crítico pois sabemos que, nos dias que correm, o conhecimento está à distância de um click, mas o difícil é saber aplicá-lo num contexto prático. Com a pandemia emergiu também o “blended learning”, um regime de educação e formação que conjuga a aprendizagem presencial com a aprendizagem online.

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on