“Na Growin o mais importante são as pessoas”

João Santos

João Santos, aponta que enquanto diretor executivo de uma jovem empresa o foco, determinação e resiliência são fatores essenciais, sem nunca deixar para trás a formação e desenvolvimento dos colaboradores.

Comecemos por conhecer um pouco mais sobre si. Descreva o seu percurso profissional e indique quais as principais caraterísticas que o definem enquanto líder da Growin.
Academicamente possuo um Bacharelato em Engenharia Informática pela ESTCB (IPCB) e um Mestrado em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI (UNL). Já com 20 anos de experiência profissional, os últimos 15 anos têm estado sempre ligados à área de TI às mais diversas funções e em áreas diferenciadas. Estive alguns anos mais ligado à área técnica sendo que em 2013, ingressei numa componente mais comercial e de gestão até aos dias de hoje.
O meu percurso no Grupo JOYN (Grupo ao qual pertence a Growin) começou em novembro de 2019 como responsável pelo Cross Sell do grupo tendo por base a aproximação entre as várias empresas que compõem o Grupo com o intuito de sermos mais eficazes na maneira como queremos, de forma transversal, apoiar os nossos clientes. Mais tarde, no final de 2020, ingressei exclusivamente na Growin para assumir o desafio em que me encontro atualmente.
Enquanto líder de uma jovem empresa como a Growin é fundamental que tenhamos foco, determinação e resiliência e que essas características façam parte do ADN de todas as pessoas que fazem parte da Growin. Mais do que as minhas características, o mais importante na Growin será sempre o ADN da empresa e a cultura que temos vindo a conseguir criar com um conjunto de características de grupo que são importantes e que estão presentes em toda a estrutura.

Fundada no final de 2014, a Growin é uma consultora de IT Outsourcing altamente qualificada que conta com cerca de 150 colaboradores. Quais foram os fatores que levaram a este crescimento de RH e de volume de negócios?
Tendo em conta que sete anos na vida de uma empresa é apenas o princípio de um caminho que se quer longo, a Growin tem-se pautado desde sempre pelo propósito do desenvolvimento das competências das suas pessoas que posteriormente desenvolvem tecnologia, independentemente de sermos uma empresa puramente tecnológica, o foco tem de estar primeiro nas pessoas, e depois logicamente na tecnologia. Características como as que referi na questão anterior, aliadas às qualidades humanas e técnicas que têm sido a base das pessoas que trabalham na Growin, têm feito com que o caminho seja risonho e com que a Growin, ano após ano, consiga continuar a crescer, reinventando-se e adaptando-se às constantes mudanças e evoluções pelas quais o mercado vai passando, sempre com o foco em fazer mais e melhor.
Tem sido também fundamental o facto de proporcionarmos formação contínua e uma cultura muito equilibrada entre a vida pessoal e profissional. Pertencermos ao Grupo JOYN também tem sido muito importante nesta caminhada tendo em conta o expertise, com valores transversais de excelência, competência e entrega para com os seus clientes e tudo isto somado tem feito com que possamos marcar a diferença na forma como trabalhamos.
A JOYN é um grupo internacional de TI constituído por empresas altamente competentes de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing. Conta com mais de 20 anos de experiência e conhecimento na Banca, em Seguros, Serviços e no Setor Público. Com todo este know-how (saber-como) de Grupo e com a experiência que já temos no mercado, posso dizer, com total confiança, que na Growin o mais importante são as pessoas. Sabemos que juntos somos mais produtivos e tentamos passar esta união e confiança aos nossos clientes. É importante que saibam que vamos trabalhar, de forma constante, para atingir os melhores resultados e para os ajudar a potenciar o seu negócio.

Enumere as principais vantagens do Outsourcing de TI para o crescimento dos negócios das empresas e explique de que forma é que esta estratégia é implementada.
À medida que a sua empresa cresce, cresce também uma necessidade de fazer mais e melhores projetos. É aqui que o Outsourcing de TI entra. Esta é a melhor maneira de promover a inovação, e ter acesso a um novo conjunto de competências que vão consolidar ainda mais a sua empresa no mercado.
Por norma, quando pensamos em Outsourcing de TI, pensamos puramente na perspetiva de poupança de custos. No entanto, é muito mais do que a redução de despesas associadas ao seu negócio.
É importante refletir no valor que o expertise técnico de um “consultor” acrescenta à sua empresa. São estas competências e experiência profissional que lhe oferecem uma nova oportunidade para inovar, crescer e destacar-se da concorrência.
Assim, podemos resumir as principais vantagens de recorrer ao Outsourcing de TI no seguinte: Maior flexibilidade na gestão da quantidade e qualidade dos elementos das suas equipas; Otimização de processos e foco no desempenho individual e coletivo de cada projeto entregue; Redução de custos operacionais; maior capacidade de responder a fluxos de trabalho mais complexos.

Como é que vê a evolução do Outsourcing de TI em Portugal? Acredita esta prática será cada vez mais recorrente?
Num passado recente, o Outsourcing de TI era quase exclusivo para áreas de desenvolvimento de software e/ou áreas que não impactavam no core business das empresas. No entanto, atualmente, a realidade é que o Outsourcing traz aos seus clientes uma capacidade transversal de responder às suas necessidades que tem a tendência natural para aumentar, não só na forma de acesso a recursos consulares especializados, mas também de serviços prestados. Naturalmente esta promoção de soluções ágeis, eficientes e adequadas ao cliente dependem sempre de algumas métricas que garantem uma maior eficiência no desenvolvimento dos projetos.
Assim, podemos concluir que, atualmente, o Outsourcing de TI se posiciona cada vez mais como um complemento à inovação. À medida que empresas de TI, como a Growin, se tornam mais estratégicas, começamos a assistir à criação de um impacto muito positivo, que acrescenta valor aos seus clientes através da transformação digital, da automação de processos e tratamento de dados. Com um forte suporte tecnológico e estratégico, os benefícios que o Outsourcing de TI trazem ao seu negócio são valiosos para o sucesso da sua empresa.

Considera verdadeira a afirmação de que os portugueses têm uma apetência especial para as TI’s?
Portugal é reconhecido pela qualidade e profissionalismo dos seus recursos humanos, principalmente na área das TI. Como tal, não tenho dúvidas ao afirmar que os portugueses têm uma apetência natural para o mercado de trabalho e os últimos anos têm sido prova disso. Com uma panóplia enorme de empresas internacionais a deslocarem os seus centros de competência para o nosso país, acreditando não só em Portugal como um país excelente para se conciliar a vida social e a vida profissional, mas também nos portugueses e na sua qualidade de trabalho seja em termos técnicos seja em termos de soft skills.

A equipa da Growin foi reconhecida como Top Developers & It Services Partner na Europa Ocidental pela Clutch, o que significa que são líderes na indústria do desenvolvimento de software, acredito que isto seja um motivo de orgulho para vocês…
Sermos reconhecidos pelo nosso trabalho é a garantia e a certeza de que todo este caminho tem valido muito a pena. Contudo, devo confessar que trabalhamos diariamente para que em primeira instância, todos os colaboradores da Growin nos reconheçam como a empresa certa para trabalharem. Depois disso, obviamente que não podemos nunca esquecer, o reconhecimento dos nossos clientes e a forma como nos têm ajudado a crescer. Naturalmente que, ter um reconhecimento de um Partner como a Clutch, significa atingir a excelência ao ajudar os nossos clientes a prosperarem e conquistarem os seus objetivos com os nossos serviços de Consultoria de TI. Tudo isto nos traz mais responsabilidade, algo que gostamos, mas também mais vontade de continuar este caminho e fazer da Growin uma empresa melhor, todos os dias.

Para além disso, esta é uma empresa que tem sido consecutivamente eleita pelo Instituto Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar em Portugal. Na sua opinião, que fatores contribuem para que esta seja uma empresa distinta no mercado?
O Instituto Great Place to Work é o selo que valida a perceção positiva dos colaboradores da nossa organização, logo, é mais uma vez um orgulho que ano após ano possamos ser reconhecidos pelas pessoas que diariamente fazem de nós uma empresa melhor para se estar.
Nunca dissociando as pessoas da tecnologia, naturalmente que a Growin assenta nesses 2 pilares o seu sucesso. Numa primeira fase, e tal como referi em questões anteriores, a Growin tem uma preocupação extrema com as pessoas que nela colaboram e, depois, o facto de fazer parte do Grupo JOYN tem sido também fundamental para sermos uma empresa distinta no mercado. O nosso maior trunfo é termos profissionais de excelência a trabalhar connosco, que sabem que na Growin têm sempre uma casa e espaço para crescer. Quando aliamos a competência técnica a um bom ambiente de trabalho, garantimos que estamos a caminhar para o sucesso em todas as frentes.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on