OPFC – Clínica Médica do Porto – A clínica para toda a família

Cláudia Bernardino Bernardo é Médica de Família e Diretora Clínica da OPFC – Clínica Médica do Porto. A sua paixão pela medicina reflete-se no seu trabalho em prol do bem-estar das famílias e da humanização dos serviços de saúde.

Se, por um lado, existem as pessoas que marcam consultas de rotina, por outro lado, são várias aquelas que se dirigem às unidades hospitalares por se encontrarem, efetivamente, doentes. “Foi a pensar nos doentes que foi criada a OPFC – Clínica Médica do Porto”, quem o afirma é a Diretora Clínica, Cláudia Bernardino Bernardo.
Trata-se de uma unidade de saúde privada cujo principal objetivo é que o doente saia da clínica com tudo aquilo que necessita para dar início ao tratamento, assente no conceito “chave na mão”. Concomitantemente, a entrevistada afirma que primam pelo “conceito de personalização e humanização visto que trabalhamos com seres humanos” e, por esse motivo, e em função da gravidade da situação, “o acompanhamento ao utente continua após a consulta, através de chamadas telefónicas com o intuito de saber qual o seu estado de saúde”.

Consultas para toda a família
Relativamente às especialidades que vão desde a psicologia, à geriatria, pedologia, nutrição, entre outras, é de salientar que, “com a chegada do Dr. José Maria Villalón, abriu-se uma nova janela de oportunidade para o tratamento dos atletas de alta competição”. No entanto, o destaque vai para a consulta multidisciplinar do sono que é encabeçada pela Professora Doutora Bebiana Conde, à qual a entrevistada tece rasgados elogios, “é especialista a nível nacional e europeu, tornando-se uma profissional de referência e uma pessoa muito dedicada a este tema”. Esta consulta conta com todas as tecnologias necessárias para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono como a insónia e a apneia do sono.
A OPFC – Clínica Médica do Porto conta com outra especificidade, uma montra de medicamentos onde é possível encontrar produtos naturais e produtos farmacêuticos Não Sujeitos a Receita Médica. “Para as prescrições efetuadas através do corpo médico foi estabelecido um protocolo com a Farmácia Avenida (do outro lado da rua) para que estes estejam imediatamente disponíveis, sem ser necessário, por exemplo, encomendar e causar transtorno aos utentes devido ao tempo de espera”, explica.
Sendo destinada a toda a família, desde os adultos às crianças, a OPFC – Clínica Médica do Porto visa ser uma “clínica de excelência, mas acima de tudo tratar o doente como um ser humano que está fragilizado por motivos de doença física ou psicológica. Queremos que saia das nossas instalações com um sorriso”, refere a Diretora Clínica.

Cláudia e Augusto

Novas instalações, novos planos
A OPFC – Clínica Médica do Porto, que já estava localizada próxima da Avenida da Boavista, está agora num local bem mais visível, em frente ao Parque da Cidade. As motivações que originaram esta mudança prendem-se, sobretudo, com o facto de sentirem necessidade de ter um espaço relativamente maior, no sentido de aumentar o número de consultórios e em virtude, também, do alargamento do corpo clínico. “Queríamos, inclusive, ter um quarto para a consulta do sono e esse projeto só foi possível nestas novas instalações”, sustenta a entrevistada. Este novo espaço foi extremamente bem aceite por parte dos utentes pois “o feedback foi bastante positivo. Para além disso, na clínica anterior já realizávamos todo o tipo de testes para detetar a covid-19 e, neste momento os pacientes também já podem efetuar análises clínicas das 9h às 20h” reforça, Cláudia Bernardino Bernardo.
Esta é uma clínica para a qual colaboram profissionais de renome nacional e internacional e, por isso, estão reunidas todas as condições para o sucesso: “falamos de um grupo muito bem constituído que trabalha de uma forma uníssona e tenho a certeza absoluta que daqui a meio ano ela vai ser reconhecida não apenas no norte de Portugal, mas além-fronteiras”, assegura a médica de família e Diretora Clínica.
A OPFC – Clínica Médica do Porto pretende marcar a diferença principalmente no que concerne ao estudo do sono, problema que está cada vez mais patente na vida das pessoas. “Se os pacientes forem bem referenciados para a nossa clínica vão, certamente, ter uma resposta rápida e com muita qualidade”, remata, Cláudia Bernardino Bernardo.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on