“Um percurso desafiante, mas muito gratificante”

Daniela Esteves, sócia da Finpartner, evidenciou a trajetória seguida pela empresa ao longo dos anos e afirmou que o futuro passará, cada vez mais, pelo recurso às ferramentas tecnológicas.

A FINPARTNER completou 15 anos de existência no ano transato. Qual o balanço que faz deste percurso?
Evoluímos bastante em 15 anos de existência e esse facto fez-se notar nas mais diversas áreas.
Consolidamos e expandimos a nossa carteira de clientes – de várias nacionalidades e setores – e diversificámos os serviços que prestamos, ou seja, deixámos de ser o típico gabinete de contabilidade que faz registos contabilísticos e responde a obrigações fiscais, para passarmos a ser vistos enquanto parceiros de negócios. A equipa evoluiu e foi dinamizada não só quanto à organização do trabalho, mas também passando pelo reforço de profissionais que, nesta sequência, realizaram várias formações e atualmente têm a capacidade, por exemplo, de comunicar em diferentes línguas.
A aposta na tecnologia foi reforçada através de desenvolvimentos próprios, que agilizam o nosso trabalho e dos quais obtivemos a certificação de qualidade ISO 9001, tanto nos serviços de contabilidade e processamento salarial, como nos de representação fiscal.
Sem dúvida que tem sido um percurso desafiante, mas muito gratificante porque com cada conquista conseguimos abrir portas para mais oportunidades.
Todos estes fatores e mutações reforçaram a nossa imagem junto dos nossos clientes e parceiros e, consequentemente, projetam a nossa marca a nível nacional e internacional.

A Finpartner disponibiliza serviços específicos que estimulam e direcionam o crescimento das empresas e empresários. Apresente alguns desses serviços.
O nosso core business centra-se na contabilidade, preparação de impostos, assessoria fiscal, serviços de apoio à gestão, processamento salarial, sede temporária de empresas e apoio às pessoas singulares com ou sem atividade aberta. Contudo, a nossa prestação de serviços baseia-se na customização e adaptação do mesmo às necessidades dos nossos clientes e, por isso, desenvolvemos vários serviços complementares como a gestão de tesouraria, candidaturas a apoios e incentivos, higiene e segurança no trabalho, seguros, business plan e Due diligence, entre outros. Para além dos serviços que enumerei, complementamo-nos com uma rede de parceiros bastante sólida, o que nos permite prestar um acompanhamento especializado nos mais diversos países e oferecer uma resposta completa e assertiva aos nossos clientes.


Acredita que o futuro da área da contabilidade passa pela adoção, cada vez mais, das novas tecnologias?

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo empresarial, não tenho qualquer dúvida de que o futuro das organizações, que queiram prosperar e ser competitivas no mercado, passa pela adoção da tecnologia no seu quotidiano.
Na Finpartner consideramos que a tecnologia e a inovação, na área em que atuamos, são inegavelmente uma excelente ferramenta de automatização de tarefas e procedimentos, mas também de comunicação e de reforço de proximidade com os nossos clientes. É por isso que trabalhamos continuamente no desenvolvimento desses mecanismos prestando, assim, um serviço diferenciador e de qualidade. A nossa app é um exemplo disso. Foi criada com o propósito de fortalecer a relação com o cliente criando um canal alternativo de comunicação, o que nos permite estar mais próximos e acessíveis. Atualmente, esta permite a partilha de documentos bidirecionalmente, podendo a partilha ser feita através do telemóvel ou do computador no portal da WebAPP.
Dispõe, igualmente, da possibilidade de marcação de reuniões, fazer pagamentos, contratar novos serviços, ter acesso a conteúdos exclusivos produzidos por nós, bem como dois simuladores de impostos. Temos ainda acessível o nosso Gamification, que convida todos os utilizadores a adotar determinadas ações que, posteriormente, se traduzem em pontos que podem ser trocados por serviços. Recentemente disponibilizamos uma assistente virtual (Finny) que produz alertas personalizados para os nossos clientes relembrando determinados acontecimentos e alertando para prazos relevantes para a sua atividade.
A contabilidade tem um potencial enorme de aplicação tecnológica e pretendemos continuar a evoluir neste âmbito. Acreditamos que se começa a sentir uma mudança de paradigma em que os contabilistas são, cada vez mais, analistas e consultores e essa mudança tem de ter por base a tecnologia e a automação sendo, no meu ponto de vista, fulcral para a manutenção e crescimento de uma empresa.

Foram distinguidos pela Scoring como Top 5% melhores PME de Portugal. Que comentário merece esta atribuição?
É com muito orgulho que recebemos esta distinção, pois traduz a sustentabilidade da marca, a confiança depositada pelos clientes e a excelência dos profissionais que trabalham connosco.
Tal como referi anteriormente, temos feito um excelente percurso que visa não só o crescimento da empresa e da marca, mas também o dos nossos colaboradores. Esta distinção espelha o esforço e o empenho das nossas equipas, bem como de todos os parceiros que nos têm acompanhado nesta viagem. Em nome da Finpartner resta-me agradecer, pois, sem o esforço de todos e o trabalho de equipa que desenvolvemos diariamente não teria sido possível chegar até aqui.

O sucesso a nível nacional é visível. Por outra via, qual é a posição da empresa relativamente ao mercado internacional?
A nível internacional o nosso sucesso traduz-se, essencialmente, pelo reconhecimento que os clientes estrangeiros nos dão e a recomendação que fazem do nosso nome nas suas redes de contactos. Estamos, igualmente, presentes fisicamente em diversos países por intermédio de parceiros locais, temos reforçado a nossa presença através de redes de networking globais e procuramos estar presentes em vários eventos internacionais que visam o contacto direto com investidores e empresários. Todo este trabalho ajuda-nos a reforçar a imagem no exterior. O nosso objetivo será continuar a trilhar este caminho de internacionalização e, no futuro, ter uma presença própria em alguns desses países.

Futuramente, quais são os objetivos delineados pela FINPARTNER?
As próximas metas que pretendemos atingir passam por continuar a consolidação das nossas áreas chave, continuando a certificação de qualidade das mesmas, pois acreditamos que a melhoria contínua é essencial para o nosso crescimento. Manter e reforçar o investimento e desenvolvimento na área tecnológica, explorando e criando mecanismos que aportem valor aos nossos serviços e eficiência às nossas equipas. Queremos também apostar na transição verde de forma a eliminar ao máximo o uso de papel. A internacionalização da marca continua a ser um dos nossos maiores objetivos pelo que continuaremos a trabalhar nesse sentido.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on