VetHeavy: Inovação na saúde animal

Os sócios e médicos veterinários, Filipe Roque e Pedro Cabral fundaram a VetHeavy. Com mais de uma década de atividade, apresentam a empresa responsável para sanidade e reprodução animal de várias explorações.

A génese

O médico veterinário, Filipe Roque, trabalhava sozinho e recorria à ajuda de Pedro Cabral para responder aos crescentes serviços e situações urgentes que surgiam. Com o volume de trabalho a aumentar consideravelmente decidiram, juntos, criar a VetHeavy – Serviços de Sanidade e Reprodução Animal. A qualidade do serviço, a disponibilidade e exatidão destes profissionais fizeram com que a equipa crescesse para cerca de 24 elementos, desde o pessoal médico, auxiliares e elementos técnicos. Os serviços prestados pela VetHeavy também foram aumentando, ao longo dos anos, face ao aumento das solicitações.

Pedro Cabral refere que “é um trabalho muito gratificante, que nos exige esforço e dedicação. Percorremos várias etapas na VetHeavy e foram várias as vezes que acompanhámos o início das explorações e as pessoas que começaram a atividade pecuária connosco, em suma, fomos crescendo com eles e com as suas explorações. Fomo-nos adaptando às novas exigências das explorações e de serviços que nos iam solicitando”.

Serviços especializados

A VetHeavy disponibiliza serviços de Clínica, com os serviços de obstetrícia, consultas e urgências, entre outras especialidades. A reprodução animal com diagnóstico de reprodução por kit ou ecografias, exames andrológicos, sincronização de ciclos, inseminação artificial e transferência de embriões também fazem parte desta panóplia, bem como a Sanidade com os planos de erradicação e controlo de doenças e profilaxia.

A Consultoria Veterinária com estudos reprodutivos, gestão e controlo de efetivos, planeamento e otimização da produtividade são serviços essenciais e que se complementam. Filipe Roque salienta que “antigamente as pessoas só pensavam naquilo que a Natureza lhes trazia e nos fatores que não controlavam. Atualmente, é possível controlar a inseminação, a gestação e a produtividade dos animais e da exploração. A recolha de dados e informatização dos mesmos permite que as explorações sejam mais produtivas e com uma elevada taxa de sucesso, quer ao nível de saúde e reprodução animal, quer ao nível de diversidade de animais que podem criar”.

Tecnologia e Inovação na saúde animal

A VetHeavy disponibiliza um software para a gestão de efetivos, reprodução, sanidade e profilaxia, com cruzamento de dados clínicos do já existente software de serviços. Este novo software está disponível para PC`s, smartphones e tablet`s com sistemas operativos IOS ou Android e visa permitir ao produtor, em qualquer lugar e em qualquer altura, consultar dados fundamentais da sua exploração, permitindo-lhe tomar decisões imediatas na gestão do dia a dia, suportadas no histórico clínico de todos os animais.

Filipe Roque esclarece: “desenvolvemos uma aplicação que vai fazer com que todos os esses dados sejam estruturados e trabalhados em rede. Essas medições são efetuadas de uma maneira automática, os dados são lançados online e o produtor tem uma password para aceder a essa aplicação e ter acesso aos dados dos animais da sua exploração, como a taxa de fertilidade, performance e exames andrológicos dos touros. Refiro uma panóplia de dados exatos e que podem ser acedidos a qualquer momento. Dentro dessa aplicação também poderão constar artigos, vídeos e imagens que podem ajudar o produtor não só a compreender melhor a sua exploração, mas também a melhorar a sua performance”.

Desafios enfrentados pelo mundo animal

Para os profissionais que dedicam a sua vida ao serviço da vida e bem-estar animal há uma grande preocupação em relação ao número de efetivos animais e quanto à falta de mão de obra, especialmente, pastores e vaqueiros. “O abate, sobretudo, de vacas e ovelhas em contraciclo com expansão das culturas arbóreas intensivas estão a comprometer negativamente a atividade agropecuária e a estrangular o espaço para os animais”, refere Filipe Roque.

A acrescentar a estas preocupações está a situação de seca extrema e que afeta as reservas de água e de comida para os animais que, infelizmente, são finitas. “O pouco alimento que existe à venda é raro, de fraca qualidade e muito caro”, afirma Pedro Cabral, acrescentando ainda que “se o Estado não tomar providências os animais vão morrer de sede e de fome”.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on