Chave para o sucesso: Conhecimento aliado à inovação

Pedro Pinho, co-founder da Suporte Agrícola, é engenheiro agrónomo de formação e cedo se deparou com os problemas sentidos pelo setor agrícola. Em entrevista, revela o importante trabalho de apoio que a sua empresa tem prestado aos profissionais da área.

Explane a história da fundação da Suporte Agrícola.
A Suporte Agrícola nasce em 2008, numa altura em que eu juntamente com o meu sócio daquela altura, sentimos que precisávamos de dar respostas efetivas às necessidades de alguns agricultores. Naquele momento, apercebemo-nos das lacunas existentes no mercado porque trabalhávamos numa empresa de produção agrícola na qual eu exercia funções de consultadoria técnica e havia muitas solicitações por parte dos agricultores e de algumas empresas para encontrar soluções para problemas específicos ligados à área. Em suma, foi nessa altura que surgiu a oportunidade de fundar a Suporte Agrícola.

A Suporte Agrícola destina-se à venda de insumos agrícolas. Nesse sentido, explane a gama de produtos e serviços que disponibilizam aos produtores.
A base da Suporte Agrícola não passa pela simples venda de fatores de produção, mas sim a disponibilização de serviços de acompanhamento técnico, operacional e de gestão agrícola. Os fatores de produção, bem como todos os serviços anexados à área, vêm por acréscimo porque os agricultores e as instituições tinham essas necessidades e, ao invés serem obrigados a contactar diversas entidades, optei por centralizar a nossa oferta.
No fundo, entrego um serviço chave na mão. A título de exemplo: se o agricultor precisa de uma cultura de milho feita, a Suporte Agrícola fornece o acompanhamento técnico, as sementes, os fertilizantes, a sementeira e até (e se, eventualmente, o agricultor o solicitar) a produção final.

Contando com vários profissionais da área, alguns deles formados em agronomia ou técnicos agrícolas, a inovação é também uma das vossas apostas?
Do meu ponto de vista, a inovação é importante para qualquer organização que pretenda evoluir. Aliás, quem não inovar, acaba por desaparecer do mercado. Eu diria que o segredo do sucesso das organizações está no conhecimento acumulado por parte dos profissionais, aliado à abertura que estes tenham para abraçar e interiorizar a inovação.

Foram reconhecidos como uma das TOP 5% Melhores PME de Portugal. O que representa para vocês esta distinção?
Por um lado, trata-se do reconhecimento do trabalho e do esforço que foi realizar de forma progressiva ao longo dos anos. Por outro, esta distinção dá-nos ânimo e motivação para alavancar novos projetos e continuar a traçar o nosso caminho.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on