“O futuro será elétrico”

Marcus Torres, Head of Operations da Charge Guru, enumera os serviços daquela que já é a empresa líder na Europa para soluções de carregamento para veículos elétricos e híbridos.

Equipa da ChargeGuru Portugal

 

A ChargeGuru foi criada em 2018 e já é a empresa líder na Europa para soluções de carregamento para veículos elétricos e híbridos. Pode contar um pouco mais sobre o projeto e qual o balanço que faz dos últimos quatro anos?

A ChargeGuru foi criada com uma visão muito clara: ser a plataforma global de referência para soluções de carregamento de veículos elétricos (VE), graças ao melhor serviço e tecnologia, fornecidos pelas melhores pessoas. Procuramos projetar soluções de carregamento de VE fáceis e preparadas para acelerar a transição para a mobilidade sustentável.

Desde a criação da empresa, em França, o crescimento tem estado presente na nossa empresa, atuando agora em mais seis países: Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Itália e Reino Unido.

Foi em 2021 que o mercado nacional passou a fazer parte do mapa da ChargeGuru. Conta, atualmente, com uma equipa local de engenheiros e gestores de cliente, e garante cobertura em Portugal Continental, Madeira e Açores.

 

Apresente a empresa, bem como os serviços e soluções que são disponibilizadas aos clientes.

As nossas soluções envolvem todo o processo de carregamento do VE e são adaptadas para atender perfeitamente às necessidades dos nossos clientes, sejam eles residenciais, condomínios ou empresas. Acompanhamo-los em todas as fases da realização dos seus projetos. Além da implementação de soluções de carregamento, a ChargeGuru também fornece serviços associados ao carregamento de VE, incluindo assistência técnica, manutenção, operação das estações de carregamento e otimização do fornecimento de energia.

Como é que funciona o processo de instalação de postos de carregamento para clientes residenciais e que vantagens pode trazer para os consumidores?

Para os clientes residenciais, em moradias ou condomínios, o processo inicia-se entre o cliente e um dos nossos gestores de cliente. Este especialista em mobilidade elétrica procura perceber as necessidades de quem nos liga e, se houver interesse, marcamos uma visita técnica gratuita e sem compromisso para prepararmos um orçamento chave-na-mão.

Após a aceitação da proposta, a nossa equipa de projeto trata de todo o processo até à conclusão da instalação. Colocamos ao alcance do cliente a melhor solução técnica, através das nossas parcerias com mais de 15 fabricantes de estações de carregamento, e garantimos também toda a segurança e qualidade na instalação, através da nossa rede local de instaladores credenciados.

 

Para além da instalação de postos de carregamento para clientes residenciais, fazem-no também em empresas. Pode explicar as diferenças entre as duas soluções?

Para ajudar as empresas a atingirem as suas ambições em termos de mobilidade sustentável, a ChargeGuru criou uma entidade dedicada às empresas: ChargeGuru Business Services (CBS).

A CBS oferece um serviço que atende a todas as necessidades das empresas, valendo-se principalmente da sua experiência no segmento de carregamento rápido. Para além das soluções habituais de implementação, manutenção e operação da infraestrutura de carregamento através de um software de gestão de pontos de carregamento, este serviço inclui, a montante, estudos para a definição da solução mais adequada de acordo com a configuração dos locais e as ambições dos gestores de frotas e de infraestruturas. A equipa de consultores da CBS ajuda as empresas a projetarem soluções de carregamento avançadas através da sinergia das atividades ChargeGuru e CBS, com alto valor acrescentado para os nossos clientes.

 

Recentemente, assinaram um acordo com a Free2Move eSolutions, uma empresa destinada à promoção da mobilidade elétrica através de diferentes soluções de carregamento, para a instalação de pontos de carregamento em Portugal. Em que consistiu o acordo e que mais-valias garante à ChargeGuru?

Através deste acordo, a ChargeGuru tornou-se no primeiro parceiro oficial em Portugal para gerir o processo de aconselhamento e instalação dos carregadores da Free2move eSolutions, uma empresa do Grupo Stellantis que reúne diversas marcas automóveis que apostam na mobilidade elétrica. Este acordo, presente também em Espanha, vem fortalecer a posição da ChargeGuru como instalador de referência na Península Ibérica.

Além deste acordo com a Free2Move eSolutions, a ChargeGuru tem celebrado acordos com outras marcas do sector automóvel nos países onde atua. O nosso processo altamente personalizado, automatizado e escalável, permite a realização deste tipo de parcerias com empresas relevantes do sector da mobilidade em geral.

 

A empresa dispõe de uma equipa de profissionais qualificada e preparada para satisfazer todas as necessidades dos vossos clientes. Apostar na inovação e nas novas tecnologias é também uma das vossas grandes preocupações?

Felizmente, existem no mercado equipamentos cada vez mais capazes, que permitem uma integração mais digital com o veículo elétrico, o utilizador e a infraestrutura elétrica do edifício. É uma parte muito importante da nossa missão conhecer estas soluções e selecionar aquelas que mais benefícios podem trazer aos nossos clientes. É por isso que a ChargeGuru mantém uma relação muito próxima com os melhores fabricantes deste sector, garantindo uma formação contínua das nossas equipas e dos nossos parceiros instaladores. Fazer parte da rede ChargeGuru é sinónimo de estar a par e informado para implementar as melhores soluções.

Graças ao trabalho contínuo realizado no âmbito das TI, as nossas equipas têm ao seu alcance as melhores ferramentas de trabalho, tais como a automatização de processos, a plataforma de gestão de parceiros e instrumentos para a gestão de projetos.

 

Em relação ao futuro, que expetativas tem para a ChargeGuru? Os planos passam, também, pelo aumento do número das vossas instalações?

Atualmente, poucos deverão ser os que ainda têm dúvidas de que, para acompanhar os novos desafios no âmbito das medidas para redução da emissão de carbono, como a redução a zero das emissões de dióxido de carbono das viaturas novas a partir de 2035, o futuro será elétrico. Ou seja, a eletrificação das frotas dos particulares e das empresas assume um papel fundamental. Empresas como a nossa terão um papel muito importante na divulgação, esclarecimento e implementação de solução de carregamento para esta nova realidade.

Em Portugal, a Mobilidade Elétrica tem mantido um crescimento acelerado e consolidado. Como prova disso, em setembro deste ano, a fasquia dos dois mil veículos 100% elétricos vendidos num mês foi, finalmente, ultrapassada. Não temos dúvidas de que o futuro da ChargeGuru passará pela continuidade do crescimento que temos vindo a sentir, para dar resposta ao crescimento na procura, enquanto procuramos novas parcerias capazes de fazer chegar as nossas soluções mais longe.

Contacts:
Posted by: Portugal em Destaque on