Poética Edições estreia-se no género entrevista e lança livro “As Perguntas que Somos”

Estreando-se no género entrevista, a Poética Edições lança o livro “As Perguntas que Somos”, uma coletânea de 34 entrevistas que propõe uma cartografia para a humanidade, com autoria de Paula Perfeito, a fundadora e curadora do blogue de comunicação cultural Entre | Vistas, que dá origem ao livro; projeto fotográfico de Isabel Nolasco; prefácio da cientista Maria Manuel Mota; e posfácio do historiador José Miguel Sardica.

A partir da pergunta, mostra-se os olhares de personalidades desassossegadas, inquietantes, com histórias de vida, trajetos profissionais e domínio de saberes com importantes contributos para a consolidação de valores, o debate de ideias e a hierarquia de conhecimentos. São visões multidisciplinares atuais para mapear quem somos, quem fomos e seremos, numa evolução da plataforma digital Entre | Vistas para o formato livro.

Ao longo das conversas com os 34 entrevistados, apelidadas no subtítulo de Entre | Vistas à Humanidade, há um diálogo imaginário implícito com a humanidade e vão, nessa linha, sendo lançadas pistas para a compreensão do ser humano. «Ouvimos muitas vezes dizer que à nossa época faltam mestres. Temos especialistas de todo o género, tornámo-nos uma sociedade de peritos (…). Mas faltam-nos guias capazes de fazer uma síntese». Lembra-nos José Tolentino Mendonça, no seu livro “O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas”. É essa sabedoria, essa visão de conjunto e essa completude maior do que as partes que o livro propõe ao longo das 34 entrevistas, numa representação etária, geográfica, de género e de backgrounds culturais imperfeita, mas relevante e significativa.

Neste livro é entrevistado o escritor Afonso Cruz; a escritora Ana Margarida de Carvalho; a gestora da Galp Ana Sofia Silveira; a gestora da Pfizer Ana Torres; o poeta André Osório; a encadernadora e restauradora de livros Andreia Tibério dos Santos; o professor, tradutor e poeta Carlos Ascenso André; o escritor Carlos Campaniço; o investigador da universidade do Minho Carlos Mendes de Sousa; a escritora Inês Francisco Jacob; a arquiteta Joana Marcelino; o empresário e ultramaratonista João Neto; o gestor e consultor João Pedro Tavares; o matemático Jorge Galhardas; o escritor José Luís Peixoto; a escritora Lídia Jorge; o treinador de comunicação Luís Loureiro; a presidente da Terra dos Sonhos Madalena d’Orey; a autora, consultora para a inclusão e palestrante Mafalda Ribeiro; e editora e escritora Maria do Rosário Pedreira; a cientista política Marina Costa Lobo; o ator e humorista Miguel Lambertini; a investigadora da Universidade de São Paulo Nádia Battella Gotlib; o diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa Nelson Ribeiro; o padre jesuíta Paulo Duarte; o historiador da arte Pedro Flor; o economista Pedro Norton de Matos; o artista Pedro Proença; a escritora Raquel Serejo Martins; a diretora-geral da Bonifácio Wines Rita Bonifácio; a jornalista e escritora Rosa Montero; o presidente do Grupo Nabeiro Rui Nabeiro; o fotógrafo e biólogo Veríssimo Dias; e o padre Vítor Feytor Pinto.

O livro “As perguntas que Somos” consiste, em síntese, nas perguntas tantas vezes guardadas cá dentro e que, simultaneamente, nos levam ao princípio e nos atiram para o futuro, nesse território de descoberta do sentido da vida.

Contacts:
Posted by: Portugal em Destaque on