Qosqo: o mais antigo restaurante peruano em Lisboa

Nos dias 24 e 25 de novembro, decorrerá um jantar único, preparado pelo Chef Roberto Sihuay, no Restaurante QOSQO. É um dos melhores chefs peruanos a trabalhar na Europa e é Chef em Lima, Londres e Ibiza Canalla. Será um menu de degustação de 6 pratos.

 

O Chef Roberto Sihuay vai falarcom os clientes sobre temas como a gastronomia peruana contemporânea, a cultura peruana e a sua influência na gastronomia saudável, bem como a influência de outras culturas na gastronomia peruana como a japonesa, chinesa e italiana.

 

Sobre o Chef

O Chef Roberto Sihuay desde muito novo esteve em contacto com a cozinha por influência dos seus pais. Muito cedo, entendeu a importância do peixe fresco no hábito alimentar, filho de pescador foi, ao longo dos anos, aprimorando as técnicas de cozinha, até começar a sua aventura por terras europeias.

Hoje, possui um restaurante de alto nível em Ibiza, o Ibiza Canalla e está à frente do consagrado peruano Lima London com Estrela Michelin. “La exquisitez de la gastronomía peruana es hereditaria, se transmiten los secretos culinarios de generación en generación, añadiendo la influencia y fusión que vivieron Perú y Japón históricamente y que hoy se refleja en nuestras propuestas”, explica Roberto Sihuay, Chef nativo de Perú.

 

Sobre o QOSQO

Situado no Campo da Cebola ao pé do parque de estacionamento e junto ao terreiro do paço, o Restaurante QOSQO foi o primeiro restaurante de comida peruana em portugal, o que é relevante sobretudo, porque a gastronomia do Peru é considerada uma das melhores e mais saudável do mundo, com enorme influência de alguns países asiáticos. Com cerca de nove anos de existência, o QOSQO é visitado sobretudo por portugueses (pela pequena comunidade peruana em Lisboa), que preenche as suas duas pequenas salas interiores, a quem, idealizadora do projeto, costuma aconselhar a degustação e partilha de vários pratos para provarem de tudo um pouco.

O espaço foi renovado no início deste ano, é perfeito para um almoço em que à experiência sensorial se junta à uma conversa sobre a história do peru, por exemplo ficam a saber que se cultivam no peru 4100 espécies de batatas, que os pimentos picantes andinos (os ajíes) são muito mais saborosos que os do resto do mundo, que os inúmeros microclimas do Peru fazem com que os peruanos se tenham habituado a “ter tudo à mão”, para além de serem “bulímicos a absorver outras gastronomias”.

A “comida exótica mas familiar” do Peru, vai-vos ser dada a conhecer logo a seguir à ingestão de Pisco Sour, a “única aguardente vínica boa para cocktail’s”, porque não se lhe sente o cheiro. “É um sacrilégio” não beber Pisco Sour antes de uma refeição peruana. Assim que sentar vai ser oferecida a cancha, uma espécie de milho tostado, que se dissolve rapidamente na boca, “os tremoços peruanos”.

O primeiro prato sempre sugerido será um ceviche (claro!), acompanhado de uma salada com alface, batata doce fatiada, cebola roxa e ají limo. O ceviche, por ser confecionado com vários peixes frescos. Nós, no QOSQO, utilizamos o salmão, atum, corvina e a garoupa cortada fresca, marinada em sumo de lima com cebola e coentros, poderá provar leche de tigre, uma bebida fresca e pungente, resultante da marinada do ceviche.

Como sugestão seguirá a CAUSA, um prato inventado pelas mulheres limenhas, no século XIX, para oferecer aos soldados que se batiam pela causa da resistência à invasão chilena. Na base deste delicioso prato frio (de sabor completo, “redondo”) está o pimento amarelo, o puré de batata, a lima, o aipo e um recheio fresco de frango, atum ou verduras.

No QOSQO, poderá degustar ainda outros dos pratos mais pedidos pelos clientes habituais: como por exemplo o Lomo Saltado, pedaços de lombo de novilho “Filet Mignon” salteados com legumes, flambeados com pisco e acompanhados de arroz branco. Em seguida, para além de provarem a famosa Inca kola, descrita pelo Chef como a “bebida de sabor nacional” do Peru, podem provar Ají de Galinha desfiada (que tem de ser mesmo galinha, não frango) em pasta de pimento amarelo, com nozes e acompanhado de arroz branco, simples e divinal.

Não poderíamos deixar de falar sobre as cervejas peruanas Cusqueña Rubia ou Negra que têm um sabor marcante devido à água pura e cristalina dos andis. Há tambem muitas opções vegetarianas. De refrerir que o restaurante costuma a fazer eventos temáticos com Chefs Peruanos conceituados.

Contacts:
Posted by: Portugal em Destaque on