Uma cultura e um legado de referência

Gonçalo Eloy, Administrador

Com uma história de 68 anos, a Agro Ribatejo pretende continuar a ser líder no mercado nacional. Gonçalo Eloy, Administrador, em entrevista à Portugal em Destaque, destaca o percurso desta empresa que assenta numa cultura muito vincada e própria. 

Que balanço faz do percurso trilhado e que valores sustentam o vosso sucesso?

Uma casa como a Agro Ribatejo com 68 anos de atividade, sendo uma empresa de cariz familiar, tem uma cultura muito vincada e própria que assenta naturalmente nas raízes do seu Fundador, o meu avô José Virgílio Eloy Godinho. Esforço, Rigor, Sacrifício, Empenho e Dedicação foram as suas Armas. A sua visão de negócio e as suas ambições obrigavam-no a rodear-se de pessoas que estavam determinadas a seguir as suas ideias e convicções. O meu pai, José Júlio Eloy, conhecia bem os métodos e as exigências do meu avô e começa a trabalhar aos 18 Anos na Agro Ribatejo, semanas depois de esta ter aberto ao público. Vida pouco facilitada e com uma enorme vontade de vencer tomou conta da casa quando o meu avô saiu para Lisboa e Porto para assegurar a abertura de outros negócios onde se juntou mais tarde o meu tio José Virgilio, seu filho mais novo.

A Agro Ribatejo passou naturalmente por diversas crises e adversidades fruto da instabilidade dos mercados, das diferentes conjunturas económicas nacionais e internacionais, no entanto tem sobrevivido pois a gestão assenta num princípio básico: perpetuar o projeto da empresa. Quando se ganha, poupa-se e investe-se em stocks em instalações e recursos humanos. 

Ao longo dos anos, mantivemos grande proximidade com os nossos clientes que confiam nos nossos conhecimentos e nos nossos produtos. Esta confiança adquirida só foi possível graças a todos os colaboradores que têm trabalhado connosco, que são também eles a grande alavanca do nosso sucesso. O talento das pessoas e a forma como lideramos a empresa assegura definitivamente a longevidade da Agro Ribatejo. 

Que produtos e serviços disponilizam? Que fatores diferenciam a empresa?

O nosso negócio principal foca-se nos sobressalentes para todo os tratores de rastos agrícolas e industriais. Somos os distribuidores em Portugal, desde 1958, da conceituada marca BERCO, que dispensa apresentações no nosso mercado. Temos a distribuição exclusiva para Portugal e Ilhas sendo os nossos avultados stocks aliado à qualidade dos mesmos, um dos grandes fatores de diferenciação, podendo servir o nosso cliente no tempo certo permitindo que a paragem da máquina para reparação seja feita num curto espaço de tempo. Temos parceiros de negócio que se juntam a esta aliança permitindo-nos realizar os mais variados serviços e reparações nas máquinas.

Além do material de rasto BERCO, comercializamos também prensas hidráulicas portáteis BERCO, rastos em borracha ITR, bem como uma vasta gama de produtos desta marca que vão desde as rampas de carga, peças para reparação de motores, cremalheiras de giro para escavadoras, vidros de cabine e material diverso para mini escavadoras.

Marcas premium levam-nos a fidelizar clientes. Metalurgica Valchiese fortíssimos no material de desgaste como lâminas, luvas e cantos. A Gribaldi Salvia líder mundial em gadanheiras de facas e de discos. Representamos também a Bondioli & Pavesi com transmissões e cardins, Fresas Nardi, Kits para ceifeiras e, por último, destaco a nossa representada AMA, da qual somos distribuidores exclusivos para Portugal e Espanha. A AMA é Líder Mundial na fabricação de sistemas de armazenamento e reabastecimento de diesel, gasolina e combustível para aviação.  O que tem diferenciado a empresa e o facto de fidelizarmos os nossos clientes, alguns com mais de 40 anos de casa, deve-se e muito aos excelentes colaboradores que têm passado pela nossa casa e aos que atualmente trabalham connosco. São mestres no desempenho das suas funções e sentem a casa como se fosse deles. Como se diz na gíria, “vestem a camisola”.

A Agro Ribatejo foi distinguida como empresa TOP 10+. O que representa esta distinção?

Sendo uma distinção que é avaliada de forma seletiva no domínio económico financeiro ficámos duplamente satisfeitos, pois fomos distinguidos como empresa TOP 10+ Setores no nosso caso máquinas e equipamentos para indústria e empresa TOP 10+ Regiões. No fundo, gerência e colaboradores, com este prémio, honram a memória do Fundador e meu avô José Virgilio Eloy Godinho, do meu pai José Julio Eloy e do meu tio José Virgilio Eloy, os dois sócios-gerentes desta casa que, infelizmente, faleceram no passado mês de fevereiro e abril, respetivamente. 

“De pioneiros a líderes”, esta expressão transmite o legado da empresa. Que estratégia está desenhada para continuar um rumo de inovação e constante desenvolvimento?

A estratégia passa por continuar um trabalho sério e honesto. Focarmo-nos no que realmente é importante para o nosso negócio e alicerçar ainda mais as nossas relações comerciais, quer com clientes quer com fornecedores. Estamos obviamente prontos para novos desafios, mas o momento é de grande incerteza e a prudência impera. A nossa estratégia continuará com uma missão: valorizar os equipamentos dos nossos clientes com os nossos materiais, de forma a terem as melhores performances. Sem eles, não teríamos feito o percurso de que tanto nos orgulhamos.

Contacts:
Posted by: AdminPEDteste on